segunda-feira, 23 de junho de 2008

Diário na calçada

Na noite fria, aparece de pés descalços. Não lhe importa se é na areia ou no asfalto. É só mais um lugar sujo do teu corpo cansado. Abre o jornal, mas não lê. É colchão, e as palavras o aquecem. Poderia dar conforto, se ao menos ele soubesse ler.

Acende o cigarro que achou jogado, tentando buscar o calor que a sociedade lhe nega. O pão velho que come é fruto de coleta seletiva. E ele também. E quem o seleciona para estar ali?Além de seletivo, descartável. Se morrer, é só mais um. Aliás, é menos um. Mais um que nasceu. Pra morrer.

Atravessa a rua e você também. Obviamente, para lados opostos. A minha pena têm distância certa, e quanto mais longe, melhor. E daí para o preconceito, é um pulo. Roupas rasgadas, cabelo sem jeito, sem cor, sem dinheiro,sem-teto, sem graça, sem sorriso, nem nada. Alma dispersa vagando na busca da sobrevivência de mais um dia. Futuro? Já ta difícil viver o presente, imagina pensar no futuro.

RG com novo significado: responsável geral. Quem? Eu, você, nós, contra a condição da contradição que é este país. “Brasil: um país de todos”. Todos quem? Para ele, não. Ele não tem nada. Não tem onde dormir, nem o que comer, sem pátria, nem direito, nem esquerda. Ele tem mais um texto que nunca vai ler.

Continuamos escrevendo em cima dele, o mendigo. E ele continua dormindo sobre elas, as palavras do jornal.


Guilherme Vilaggio Del Russo.

2 comentários:

O Poeta de Banheiro disse...

Só viver.

Viver para inflar pulmões e corações
Viver para beber, chorar e correr.
Viver para morrer de tanto respirar.
Morrer em desentendimento.

brunofaria disse...

Guilherme vi a confusão lah no site do teatro magico. tive q vir conferir..rsrs

sinceramente, acho q vc ousou bastante em dizer q é um plagio seu... mas, de fato, os textos sao bem parecidos, principalmente as citacoes sobre "nao ler o jornal" o cigarro. bem oficialmente é plagio qndu tem 4 palavras iguais e em msm ordem.
espero ter ajudado

ah.. o diario na calcada é bem melhor q cidadao sem nome..
huehue
abraco