domingo, 29 de março de 2009

É proibido falar alto

Procuro estar em equilíbrio com o que digo. Nunca estou muito bem, muito menos das pessoas, eu falo muito mal. Sempre em sintonia com a intenção da palavra. Se não tenho certeza do que digo, busco o silêncio que, ás vezes, muito mais do que uma resposta, é um estilo de vida. Não deixo de falar, mas prefiro nunca me arrepender. Quem nunca ensaiou frases em conversas (ridículas, é fato) com si mesmo. Conversas que talvez nem saiam do campo das suposições. Mas que se existirem, evitam certas bobagens jogadas a esmo. Falar sem pensar é uma doença crônica.

Em meio a essa quietude, decido que é hora de trilhar sozinho e fazer o que é socialmente errado. Acho que comecei a entender que a felicidade, muito mais do que um estado de espírito, é uma questão de tempo. Estou com frases guardadas na garganta já faz algum tempo. Direi-as quando for a hora e se ainda tiver sentido. Sentido este que muitas vezes é somente complemento, o que vale mesmo é continuar andando. Quem quiser me acompanhar que me dê a mão, pois em meio a esse silêncio premeditado, eu já não consigo mais parar. Seguir em 1 ou 2 é só questão aritmética, mostrando que não importa estar junto, mas sim estar em constante pensamento.

Guilherme Vilaggio Del Russo.

sábado, 21 de março de 2009

15 pras 4 e já está tarde.

E porque não? Porque eu não posso buscar a perfeição nas coisas simples que faço? Porque preciso me contentar todos os dias com o mesmo café da manhã? Eu quero e vou muito mais longe do que pensam como meu provável futuro. Só depende se uma pessoa acreditar em mim: eu mesmo. Não se trata de querer tudo e agora. Se trata de ser espontaneamente independente. Odeio ter que abrir mão de alguma coisa para conseguir outra. Ou alguém. Me deixem com o sonho utópico de que posso ser tudo! Eu abraço o mundo, sim. E busco nele o que a minha semana não me dá: esperança. Maldito sistema de troca que inventaram. "Trabalhe e seja próspero com esse sonho injetado que a sociedade lhe impõe". Já cansei de avisar minha mãe que não quero ser doutor ou engenheiro de sucesso. A vida está muito mais além do que o limite do meu cartão de crédito. Tudo ao alcançe de todos. Sempre foi assim, nós que colocamos vendas em nossos olhos para nos distanciarmos do que acreditamos ser felicidade. O mundo tornou-se cheio de mesquinhos e sensatos que desde que nascem já tem um futuro predestinado. Nascem para ser mais um número de certidão de óbito. Aquela mesmice imposta. Eu? Ah, eu quero a incerteza dos próximos 15 minutos. Mas com objetivo. Me faço acreditar que estou sempre atrasado pro que quero. Assim, corro mais e pra mais longe. Olho pra Deus e lhe peço um dia a mais na minha vida. Quero ter tempo de cumprir o que me prometi. E isso vai muito mais aquém do que minha cadeira estofada no escritório.

Guilherme Vilaggio Del Russo

domingo, 15 de março de 2009

Ampliando Possibilidades

Pessoa esta que estás no céu
santificado seja este dia e somente ele,
venha a nós as alegrias mais impossíveis
seja feita a nossa escolha,
aqui na Terra ou um pouco mais distante.
O tropeço-nosso-de-cada-dia nos dai para aprender,
perdoai o nosso choro
Assim como nós sorrimos a cada vitória
E não nos deixei optar pelo mais cômodo,
livrai-nos de crenças impostas e orações pré-fabricadas,
amém.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Pra nunca deixar de acreditar

Deixe que o tempo passe e que passe rápido. Deixe-o com o direito de não voltar mais. A partir de hoje, grite para o mundo que suas lágrimas estão oficialmente aposentadas. Faça do futuro seu maior presente. Pare de escolher os advérbios de tempo e comece a simplesmente entender o contexto. Abra mão da chatisse da certeza de tudo, dos relógios pontuais (afinal, existe melhor hora que o agora?) e não generalize nada. Nem ninguém. Faça o seu melhor e será da melhor maneira recompensado. Viva em excesso, embriague-se de esperança e fique bem porque ainda é hoje. Pare de questionar quandos e porques, é hora de somar em busca de um resultado positivo. Não importa a ordem ou quais são os fatores. Enquanto você se preocupa, eu já estou resolvendo. Ser prático é ser mais feliz. Vou de encontro ao "não sei", mas a luz-no-fim-do-túnel-nossa-de-cada-dia nunca foi tão clara e objetiva, como se querendo me dizer "basta acreditar em si mesmo e que existo". Nunca foi tão fácil abrir um sorriso.

Guilherme Vilaggio Del Russo