terça-feira, 23 de setembro de 2008

Primavera

Quando começou a se barbear em frente ao espelho pensando no amanhã, percebeu que algo havia mudado. Que já não teriam pessoas que amarrassem seus cadarços ou que lhe chamassem a atenção aos bons modos. “Já não uso o 37”, pensou enquanto engraxava seus sapatos novos. Em seguida viria o esquecido e empoeirado fio dental. Logo ele que nunca se preocupou com detalhes. Sempre as mesmas camisas, a mesma gente, o que era velho e conhecido e o que ele sabia de cor.

Nunca conversou muito com o futuro, o papo dele era com o agora. Sua vida era um relógio que sempre caminha mas que não sai do lugar. A vida cobrava mudanças, novos ares, um tapa no paletó, novas ruas, um outro jeito de dizer “alô”, um bom-dia-nas-segundas-feiras (ele sempre odiou), outro ramal, um plano, um novo ano, uma nova vida, um novo e outro ele. E uma nova camisa social. Ele tinha que se adaptar.

Apesar de ser tipicamente o retrato-mal-falado do cara errado que daria certo, sentiu-se imensamente agradecido pelo oportunidade do que vinha a seguir.Desta vez, ele não fugiria. Era ele, e somente ele. Não se contentaria mais com o segundo lugar e deixaria de ser o resultado do igual e passaria a somar.

E então, quando percebeu, ainda estava em frente ao espelho. Perguntou-se quem era e logo se respondeu prontamente:
- Sou esse que segue adiante, que parece distante, caminhando ofegante, nesse perigo constante, que é viver. Procuro o “pra sempre”. Não me contento com o ontem. Nem com o hoje. E também não odeio as segundas-feiras. Meu dia predileto do mês tomou vida. Passou a ser sempre, o amanhã.

Algo havia, de fato, mudado.

Guilherme Vilaggio Del Russo

2 comentários:

O Poeta de Banheiro disse...

parece que eu ja tinha lido esse texto em algum ugar, sabe.



abrçãooo gui!

Camila Caringe disse...

Procura o pra sempre???? Nossa! Eu tbm procurava há um tempo atrás... Antes de perder alguma coisa no caminho junto com a idéia do pra sempre. Mas... se vc... um dia... Me mostra o seu pra sempre???? Eu nunca vi um de perto... Queria conhecer... Quem sabe provar... Quer cor tem? E que cheiro? E que textura? E que sabor????